Pré-pagos: um mercado que cresceu 107,4% e tem potencial para muito mais

Cerca de R$ 2 trilhões. Esse é o valor de pagamentos feitos com cartões de crédito, débito e pré-pagos por brasileiros em 2020. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o crescimento foi de 8,2% em comparação com o ano anterior.

É fácil pensar em como chegamos nesse número: pedir comida, jogar online, usar serviços de motorista, comprar apps, recarregar o telefone, assistir a um filme sem sair de casa, pagar boletos… Os serviços digitais são naturalmente parte da nossa rotina que, muitas vezes, nem percebemos o quanto estamos movimentando sem ver qualquer cédula.

Entre as modalidades de pagamento, a que mais cresceu foi o pré-pago — ele movimentou R$ 45,3 bilhões e teve crescimento de 107,4% em 2020. Isso se justifica por uma série de vantagens tanto para o consumidor quanto para os pontos de venda. Para quem utiliza, os benefícios vão de mais acesso a serviços digitais e cartão com aprovação imediata a maior controle de gastos. Para quem vende, aumentar a rentabilidade, maior fluxo de clientes, dinamização do negócio e ampliação de produtos e serviços sem precisar ocupar espaço de estoque.

Esse mercado se torna ainda mais relevante quando consideramos que, segundo dados do Global Findex Database 2017, levantamento feito pelo Banco Mundial a cada três anos, cerca de 45 milhões de brasileiros não têm conta bancária ativa, e essa parcela da população movimenta aproximadamente R$ 817 bilhões anualmente. Um mercado com muito potencial.

Além da população desbancarizada ou que ainda não faz compras na web, o pré-pago também é uma solução para o momento atual, em que a pandemia exige tanto o uso de serviços digitais com mais frequência, por causa do distanciamento social, quanto para quem não pode sobrecarregar o orçamento mensal.

Atrair novos consumidores para essa realidade e, ao mesmo tempo, ter uma oportunidade para incrementar a rentabilidade são só o começo das vantagens das vendas na modalidade de pré-pago. O avanço das soluções de recargas é visível e uma boa alternativa para o momento econômico atual e para quem quer fazer parte da transformação digital que já vem acontecendo há alguns anos.

Artigo por Kemen Azpirichaga - COO Movilway


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